business intelligence

6 benefícios do Business Intelligence para sua empresa

(Se você está sem tempo para ler, você pode ouvir o nosso post. É só apertar o play!)

O conceito de Business Intelligence (BI), assim como o do design estratégico, tem surgimento na década de 90. O avanço da tecnologia tornou possível o avanço no registro de dados, dando combustível para o surgimento do BI.

A captação de dados e a transformação deles em informação é o core da inteligência de negócios. O que antes era feito a partir da experiência e conhecimento de mercado dos gestores de empresas, agora é baseado em informação precisa. Dessa forma, a assertividade na tomada de decisão aumenta consideravelmente, tornando-se imprescindível a utilização em empresas que desejam sucesso.

Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios do uso do Business Intelligence. Mas antes de chegar lá, vamos compreender o que é o BI.

O que é Business Intelligence?

Você já deve ter ouvido a citação “data is the new oil“. O que Clive Humby quis dizer ao falar que dados são o novo petróleo é totalmente aplicável ao BI. Isso porque a inteligência de negócios tem por base a geração de informação para facilitar a tomada de decisão. E é por essa razão que ele é fundamental para o planejamento estratégico das organizações, pois evita que deliberações sejam feitas sem que haja um apoio de informações corretas geradas através de dados coletados.

Para transformar dados em insights acionáveis que informam às decisões estratégicas e táticas de negócios de uma organização, o BI faz uso de tecnologias e serviços. Dessa forma, fornece não apenas as visualizações atuais, mas também histórico dos dados. E para ter e utilizar o Business Intelligence, você precisa de ferramentas apropriadas. E aqui vale ressaltar um ponto importantíssimo: o BI não é um software!

O BI, então, é um conjunto de ações, processos, serviços e ferramentas de tecnologia responsável por transformar os dados brutos em informações úteis. As informações não são apenas números em uma coluna, mas também o que esses números significam para sua organização.

Agora que já sabemos o que é – e o que não é – o BI, vamos aos benefícios de implementá-lo na sua empresa.

Vantagens do Business Intelligence

1. Capacita os funcionários por meio do acesso à dados

As soluções de BI permitem que os funcionários acompanhem e tomem decisões informadas, dando-lhes acesso a dados relevantes em tempo real. Isso permite que as organizações maximizem as informações em todos os níveis e capacite os funcionários para o crescimento profissional e pessoal. Fortalecendo os processos internos e tornando uma empresa mais competitiva na área global de negócios.

2. Economiza tempo ao inserir dados e gerar relatórios

A entrada manual de dados é propensa a erros humanos, mesmo quando copiada e colada de outra fonte. Não apenas isso, também leva muito tempo para ser feito corretamente. Ao usar um sistema de Business Intelligence bem configurado, você elimina o tempo gasto na entrada de dados e diminui a quantidade de tempo gasto na execução de cálculos. As ferramentas de BI também permitem a geração rápida de relatórios e a visualização de dados, onde você pode ver todas as informações necessárias em um só lugar. Economizando tempo na criação de relatórios, você pode ver como está sua empresa e tomar decisões rapidamente.

3. Identifica áreas onde você pode cortar custos

Ferramentas de BI permitem ver em quais áreas da sua empresa você pode economizar dinheiro, como inventário. Pode haver um excesso no seu inventário, o que se traduz em custos extras, não apenas em termos de aquisição, mas também de manutenção. Depois de saber onde é possível aumentar a produtividade e cortar custos, você pode tomar as medidas necessárias para aumentar suas economias.

4. Aumenta a produtividade dos funcionários

Utilizando ferramentas de BI, você pode monitorar as tarefas, resultados e desempenho geral de sua equipe. Isso permite identificar onde você pode otimizar os processos de trabalho e tornar suas operações mais eficientes, aumentando assim a produtividade do seu time.

5. Maior inteligência de mídia social

As organizações utilizam as mídias sociais para se conectar com clientes existentes e potenciais. Usando ferramentas de BI você obtém informações sobre o comportamento do consumidor e identifica caminhos para se conectar ativamente com as pessoas para expandir sua base de clientes.

6. Proteção contra ameaças online

A violação de dados e os ataques de malware são algumas das ameaças online mais comuns para as empresas, e soluções de BI são equipadas com análises poderosas e ferramentas avançadas de segurança. Softwares de primeira linha com recursos de segurança são desenvolvidos para ajudar a proteger sua organização contra hackers e outros ataques maliciosos.

Organizações grandes e pequenas podem se beneficiar muito do uso de soluções de BI em todos os aspectos dos negócios – do orçamento ao relacionamento com o cliente. Basta uma pequena pesquisa para ajudá-lo a comparar e escolher a melhor solução que atenderá às necessidades da sua empresa. Com um processo de Business Intelligence bem alinhado, você pode ter certeza de obter grandes avanços para sua organização.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.