Coronavirus e gestao de riscos

O que o coronavírus tem a nos ensinar sobre gestão de riscos?

(Se você está sem tempo para ler, você pode ouvir o nosso post. É só apertar o play!)

Há alguns meses, ouvimos falar de uma contaminação por coronavírus acontecendo na China. Há algumas semanas atrás ela já havia se alastrado pela Europa, principalmente na Itália. E semana passada a OMS coloca a doença no status de pandemia. E então um efeito cascata ocorreu: a bolsa tem fechado em queda diariamente, o dólar subiu, e por medidas de precaução o comércio tem se mantido fechado.

Como lidar com uma situação dessas sem deixar que isso leve o seu empreendimento à deriva? Para momentos assim existe a chamada gestão de risco. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Gestão de risco para tempos de crise

A gente nunca espera que algo tão dramático como essa situação do COVID-19 (coronavírus) ocorra, mas não estamos livres disso. A história nos conta de outras doenças que se espalharam pelo mundo em épocas em que a locomoção entre países era bem mais reduzida. Então, não seria agora que estaríamos livres de tais acontecimentos. Ainda assim, com a evolução da medicina, acabamos achando que estamos imunes a tais acontecimentos e muitas vezes acabamos sendo pegos de surpresa.

A questão agora é como lidar com tudo isso. Agora que uma crise já está instalada, o que podemos fazer é calcular o impacto que isso terá na empresa e buscar alternativas viáveis. A parte ruim de correr atrás de algo que já está instaurado, é que pode-se perder tempo até encontrar a solução desejada para evitar maiores prejuízos.

Por esse motivo é importante existir uma gestão de riscos. Ela olha para o futuro e prevê – ou pelo menos imagina – cenários e determina critérios para lidar com eles. Dessa forma, é possível criar as soluções antecipadamente, então quando uma crise atingir, já se tem as opções para como lidar sob determinada circunstância. Isso faz com que você consiga agir quase que de forma imediata, evitando dores de cabeça e tempo perdido na busca da melhor solução.

Como montar um mapa de gestão de riscos?

Uma empresa pode ser atingida por riscos internos e externos. O que estamos discutindo no momento é sobre problemas externos. E eles podem ser de várias ordens: social, ambiental, macroeconômico, tecnológico, legal. A ideia é você olhar para cada uma das categorias e “prever” a probabilidade de um evento e o impacto que causaria.

Com isso em mãos, é hora de traçar planos, pensar em soluções e registrá-las. Elas ficarão em stand by até que em algum momento – que esperamos que nunca chegue – precisem ser utilizadas. Mas se necessário for, você já tem o plano de contingência em mãos e pode agir o mais rápido possível para evitar problemas maiores.

Como vimos, a gestão de riscos é muito importante em tempos de crise. A pandemia do coronavírus nos mostra como muitas vezes não estamos preparados para o que pode acontecer. O momento agora é de cuidarmos da nossa saúde, mantermos todas as precauções e cuidar do que está ao nosso redor. Mas isso tudo certamente passará, e como estará a saúde de nossas empresas? Se você não possuía uma gestão de riscos, não desanime. Procure as melhores opções para você, mas assim que possível, priorize-a em seu planejamento.

A maioria das empresas assim como nós certamente não passará imune aos efeitos colaterais dessa crise.  Mas a gestão de riscos é só mais uma forma do design que a Múltipla Estratégia tem para oferecer como alternativa de B.I. sustentável para a sobrevivência do seu negócio. Possuímos muito mais tecnologia, inovação, e expertise para levá-lo a superar seus desafios. Inclusive com Turnaround se for necessário. Conte conosco. Seu sucesso é nosso dever.

Quer saber mais sobre gestão de riscos? Então veja também nosso artigo Saiba porque a sua empresa precisa de gestão de riscos e compliance.

Mais artigos sobre o coronavírus:

Powered by Rock Convert

Múltipla Estratégia | Transformando ideias em bons negócios.

“In God we trust”

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.