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Tudo o que sua estratégia precisa saber sobre um plano de ação

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Toda ideia empreendedora necessita de um planejamento estratégico para proporcionar uma arquitetura corporativa que transforme o investimento num bom negócio. Por isso o departamento estratégico, ou a consultoria estratégica, assume um papel fundamental na gestão das perspectivas da empresa ou organização, criando um plano de ação para atender os objetivos estratégicos, táticos e operacionais. Ou seja, definir o que precisa ser feito para que essas metas sejam alcançadas.

De forma geral, podemos dizer que o plano de ação é o conjunto de iniciativas que serão colocadas em prática a partir do mapa estratégico da companhia. É ele que vai servir de direcionamento para que a equipe consiga entregar tudo que é necessário para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos. Colocá-lo em prática, no entanto, pode ser mais difícil do que parece.

Neste artigo, vamos explicar a importância de definir um plano de ação estratégico e como elaborá-lo. Acompanhe!

Quais são os objetivos do plano de ação estratégico?

Para entender a importância do plano de ação, vamos fazer uma analogia. Imagine que você tenha comprado um terreno e queira construir uma casa. Pois bem, o objetivo você já tem: construir a casa.

Agora, o que você faz? Ninguém compra materiais de construção a olho e constrói a casa como dá. É preciso contratar um engenheiro ou um arquiteto para fazer o projeto, você aprova e, a partir disso, ele define quais são os profissionais que precisam ser contratados, o que deve ser comprado, qual vai ser a ordem dos acontecimentos, quais são os prazos e por aí vai. Isso é o plano de ação.

Assim, são bem maiores as chances das metas serem alcançadas, como o custo da obra ficar dentro do previsto, os prazos serem respeitados, proporcionando um resultado final satisfatório, conforme alguns indicadores de desempenho previamente estabelecidos. Sem a necessidade de retrabalho evitando surpresas e prejuízos. Essa comparação pode parecer simplista, mas na verdade, para alguns empreendedores, é comum que o plano de ação seja negligenciado, mau executado ou simplesmente engavetado.

Como elaborar um plano de ação?

Uma das ferramentas mais conhecidas para se construir um plano de ação é o chamado 5w2h, que nada mais é do que um conjunto estruturado de questionamentos feitos para identificar e discutir informações específicas sobre os pontos do planejamento estratégico ou de outro projeto qualquer para o qual se queira definir um plano de ação.

A sigla corresponde à primeira letra de 7 questionamentos em inglês. Confira abaixo e veja como podemos traduzir essas questões:

  • what: o que fazer?
  • why: por que fazer?
  • where: onde fazer?
  • who: quem será o responsável por fazer?
  • when: quando, ou seja, quais são os prazos?
  • how: como fazer?
  • how much: quanto custa fazer?

Respondendo a essas questões, você tem todo um conjunto de informações necessárias para elaborar seu plano de ação.

Como colocar o plano de ação em prática?

É claro que um plano de ação é muito bom, mas não é suficiente. Como tirá-lo, então, do papel e transformá-lo em realidade? Para isso, pode-se usar um método de gestão como o PDCA.

Aqui temos mais um conjunto de iniciais em inglês que nos ajudam a entender quais devem ser os passos a serem tomados:

  • P: plan, ou planejar;
  • D: do, ou fazer;
  • C: check, ou checar;
  • A: act, ou agir.

As letras mostram que o método é praticamente autoexplicativo. A primeira etapa é planejar o trabalho, ou seja, elaborar o plano de ação. Em seguida, realizar o trabalho de acordo com esse plano. Na sequência é preciso medir e avaliar se o que foi feito está de acordo com o planejado e, por fim, fazer os ajustes necessários.

Agora, você já sabe como funciona um plano de ação estratégico e tem as bases para elaborar um para a sua empresa. A Múltipla Estratégia pode ajudá-lo nessa elaboração e tirar todas as suas dúvida sobre o tema. Somos uma consultoria empresarial que utiliza o software Scoreplan. Com ele, conseguimos analisar e maximizar as vantagens competitivas do empreendimento, gerando soluções estratégicas que otimizam os resultados.

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